Redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O fim da escala 6×1: medida válida para a saúde mental dos trabalhadores ou uma mudança desnecessária?”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Atenção! O texto deve ser escrito à caneta azul ou preta, em até 30 (trinta) linhas. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas. Receberá zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que: tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo consideradas “textos insuficiente”; fugir do tema ou não atender ao tipo dissertativo-argumentativo; apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
Texto 1
A saúde mental nas empresas tornou-se um tema central no debate sobre o futuro do trabalho, especialmente em setores que exigem jornadas intensas e uso da escala 6×1. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 86% dos brasileiros têm algum tipo de transtorno mental, como ansiedade e depressão.
A rotina exaustiva no trabalho é um dos fatores mais agravantes desses problemas, e uma pesquisa realizada durante o Congresso Nacional de Gestão de Pessoas (Conarh) apontou que a ansiedade é a principal causa de afastamento dos trabalhadores.
Esse cenário alarmante indica que o excesso de trabalho e a falta de políticas de apoio à saúde mental têm um impacto direto no bem-estar dos colaboradores.
Os dados da pesquisa revelam que a competição excessiva e as altas exigências nas empresas são fatores que contribuem para a deterioração da saúde mental dos trabalhadores. Em um ambiente onde a pressão por produtividade e a rigidez nas metas são intensas, o esgotamento físico e mental torna-se inevitável.
Em setores como o comércio e os serviços, as longas jornadas de trabalho são uma realidade diária. A pressão para cumprir metas, o assédio moral e a falta de suporte emocional criam um ambiente de trabalho tóxico e prejudicial. A OMS recomenda a criação de políticas empresariais que priorizem a saúde mental dos funcionários, incluindo a possibilidade de redução de jornadas extenuantes.
Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/saude-mental-86-dos-funcionarios-mudariam-de-emprego-por-saude-mental-diz-estudo Acesso em 01/09/2025.
Texto 2